quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O TIPO DE TINTA CERTA PARA SUA CASA!


A Pintura é a saída mais rápida, barata e eficaz quando se trata de mudar o visual da sua casa!
Devemos ficar muito atentos, porque por mais simples que pareça, existem vários tipos de tinta e cada uma é indicada para uma devida função e local de aplicação.
A imagem de exemplo mostra a alteração do ambiente apenas com a mudança das cores de parede e rodapés. 
Neste caso, a pintura usada foi a acrílica acetinada, que confere ao ambiente uma sofisticação, toque fino e resistência a sujeira, podendo ser lavada.



Seguem as opções de tinta e suas especificações!

Látex PVA

tinta latex pva


Acabamento fosco e pintura intera.

Tinta à base de água, é geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. 
tinta de látex encontrada apenas em acabamento fosco, pois sua resina não permite a variação de brilho. Oferece pouca resistência à ação do sol e tem baixa "lavabilidade", ou seja, não resiste à lavagem e, por isso, deve ser limpo apenas com pano úmido. Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo.

Tinta acrílica


tinta acrilica semi brilho


Acabamento fosco, semi-brilho e acetinado, paredes externas/internas.
Com propriedades similares ao látex, é uma tinta de secagem rápida e solúvel em água. Sua diferença está na composição: as resinas acrílicas, que concedem ao produto características impermeáveis, fazem com que ele seja muito utilizado em pinturas externas. Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo, já que podem ser lavadas sem preocupação.
As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza. Assim como a tinta semibrilho, ela destaca as imperfeições da superfície. Isso não significa que seja uma tinta ruim, pelo contrario. Ela apenas exige um bom acabamento de massa e lixa anterior a pintura.

Superlaváveis

tinta lavável

Acetinado e ambientes de muito uso (crianças principalmente)

As tintas superlaváveis Têm acabamento acetinado e oferecem grande resistência à limpeza, ideal para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças. Podem ser usadas tanto em ambientes internos como externos.

Esmalte sintético



Brilhosa e acetinada, poucas opções de fosco. Bom para ferro e madeira (portões)
esmalte sintético é especialmente boa para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Possui acabamento brilhante e acetinado, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascamento.
O custo dessa tinta é mais alto do que o das demais, por conta de seu uso mais específico. Importante salientar que muitos esmaltes são feitos a partir de solventes e, por isso, apresentam cheiro forte e secagem demorada. No entanto, vários fabricantes estão produzindo esmaltes à base de água, o que resulta em produtos de baixo odor e secagem rápida.

Tintas epóxi



Brilhosas, ideais para áreas molhadas. (banheiros e cozinhas)
As tintas epóxi é resistente que não se deixa atacar facilmente por produtos químicos, como os de limpeza. Ideal para aplicação em locais em contato direto com a água, como piscinas e caixas d'água. É, ainda, uma ótimo solução para ambientes como banheiros, boxes e cozinhas.

Inodoras

Fosco e acetinado. Perfeito para interior.
São produtos que, em sua maioria, perdem o odor em até três horas após sua aplicação. Estão disponíveis em acabamento fosco e acetinado e podem ser utilizados na pintura de ambientes internos e externos.

Gostou!?
Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos arquitetos!
www.arquiteturapronta.com.br

Beijo da equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário